A única parte do castelo que ainda está de pé hoje é a Gate House, construída no século XIV:
O resto do castelo foi completamente destruído depois da Guerra Civil em 1651, depois de ter sido aqui que o rei Carlos I deu início à guerra.
Em 1663, o primeiro Duque de Newcastle comprou o terreno e construiu a mansão que até hoje está ali:
Já em 1831, a mansão do duque foi destruída de novo durante as revoltas causadas pela revogação do Reform Act bill. Este era uma emenda à constituição que modificava o quadro político da Inglaterra, dando um maior número de assentos na Câmara dos Comuns (algo como o Congresso no Reino Unido) para as cidades que tinham crescido durante a Revolução Industrial, retirando assentos das cidades mais tradicionais, mas que pararam de crescer durante a revolução. Também alterava as regras de definição do eleitorado, praticamente dobrando o tamanho do eleitorado inglês.
Como a emenda foi reprovada na Câmara dos Lordes (algo como o nosso Senado), mesmo depois de ter passado com folga pela Câmara dos Comuns, o povo iniciou revoltas generalizadas por toda a Inglaterra. Numa dessas os caras simplesmente meteram fogo no castelo (então moradia do Duque de Newcastle), destruindo simplesmente tudo.
Em 1878 a mansão foi totalmente recuperada e reaberta como o primeiro museu municipal e galeria de arte na Inglaterra fora de Londres por Eduardo VII.
Curiosidade: o tal do John, irmão do Ricardo Coração de Leão, enforcou dois garotos do País de Gales, gerando uma maldição sobre o prédio. Portanto, nunca mexa com os galeses! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário