terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Nottingham: Nottingham Castle

O Nottingham Castle foi contruído ainda nos tempos da invasão normanda em 1067, sendo inicialmente de madeira. Depois, em 1170, o rei Henrique I trocou os muros de madeira por muros de pedra. Henrique II fez o mesmo com o resto do castelo, e durante o século XIII este castelo era uma grande fortaleza. Enquanto o rei Ricardo I (também conhecido como Ricardo Coração de Leão) estava nas cruzadas, o seu irmão (que depois se tornaria rei) passou muito tempo morando no castelo. Foi aqui também que Robin Hood foi mantido prisioneiro quando da sua captura na St. Mary's Church, sendo salvo por Little John.

A única parte do castelo que ainda está de pé hoje é a Gate House, construída no século XIV:

O resto do castelo foi completamente destruído depois da Guerra Civil em 1651, depois de ter sido aqui que o rei Carlos I deu início à guerra.

Em 1663, o primeiro Duque de Newcastle comprou o terreno e construiu a mansão que até hoje está ali:


Já em 1831, a mansão do duque foi destruída de novo durante as revoltas causadas pela revogação do Reform Act bill. Este era uma emenda à constituição que modificava o quadro político da Inglaterra, dando um maior número de assentos na Câmara dos Comuns (algo como o Congresso no Reino Unido) para as cidades que tinham crescido durante a Revolução Industrial, retirando assentos das cidades mais tradicionais, mas que pararam de crescer durante a revolução. Também alterava as regras de definição do eleitorado, praticamente dobrando o tamanho do eleitorado inglês.

Como a emenda foi reprovada na Câmara dos Lordes (algo como o nosso Senado), mesmo depois de ter passado com folga pela Câmara dos Comuns, o povo iniciou revoltas generalizadas por toda a Inglaterra. Numa dessas os caras simplesmente meteram fogo no castelo (então moradia do Duque de Newcastle), destruindo simplesmente tudo.

Em 1878 a mansão foi totalmente recuperada e reaberta como o primeiro museu municipal e galeria de arte na Inglaterra fora de Londres por Eduardo VII.

Curiosidade: o tal do John, irmão do Ricardo Coração de Leão, enforcou dois garotos do País de Gales, gerando uma maldição sobre o prédio. Portanto, nunca mexa com os galeses! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário