Dentro do shopping fica o City of Caves. Compramos o ticket - £4,95 por cabeça - e enquanto esperávamos começar o passeio fui dar uma volta no shopping e descobri uma loja de miniaturas, modelismo e coisas afim. Tinha um monte de coisas, mas a que mais chamou a atenção foi um Yoda em tamanho natural! Segurando um sabre de luz, que na verdade é uma lâmpada fria. Muito legal! Fiquei tão boquiaberto com o Mestre Yoda e com o seu preço - £999,99 - que até esqueci que estava com a câmera, tsk tsk tsk.
Bom, começamos o passeio pela City of Caves. Lá descobrimos que Nottingham é praticamente uma cidade construída em cima de um monte de sandstone, uma rocha sedimentar muito fácil de ser escavada, já que é praticamente areia comprimida. O passeio é legal, valeu a pena, apesar de ser meio curto. Os guias ficam caracterizados de acordo com o que estão mostrando e tal. Interessante.
Na Idade Média, essas cavernas eram usadas como curtume. Quem trabalhava lá ganhava cerca de £0,02 por ano. Ah, e também tinha direito a um dia de folga por ano, no Natal:
Se hoje em dia cortiços são nojentos, imagine naquela época. Os caras usavam cocô (de cavalo, de cachorro, humano, o que eles podiam encontrar na rua) para amaciar o couro. E depois ainda mijavam em cima, mas não lembro qual era o objetivo. Tudo isso fechado dentro de uma caverna:
Depois dessa parte, fomos enviados para o futuro, na época da Segunda Guerra Mundial:
De volta ao passado, na época Vitoriana, descobrimos que as cavernas eram usadas por pessoas pobres que não tinham onde morar. Elas viviam mais ou menos assim:
Nenhum comentário:
Postar um comentário