domingo, 25 de fevereiro de 2007

Nottingham: City of Caves

Depois disso voltamos pro Broadmarsh Shopping Centre, que éo shopping perto da estação de trem. Um monte de lojas estavam em mega-liquidação de fim de inverno, e o Leandro comprou umas camisetas e um moletom - 3 camisetas por £10,00, um moletom por £8,00. Eu ia comprar um também, mas não tinha do meu tamanho.

Dentro do shopping fica o City of Caves. Compramos o ticket - £4,95 por cabeça - e enquanto esperávamos começar o passeio fui dar uma volta no shopping e descobri uma loja de miniaturas, modelismo e coisas afim. Tinha um monte de coisas, mas a que mais chamou a atenção foi um Yoda em tamanho natural! Segurando um sabre de luz, que na verdade é uma lâmpada fria. Muito legal! Fiquei tão boquiaberto com o Mestre Yoda e com o seu preço - £999,99 - que até esqueci que estava com a câmera, tsk tsk tsk.

Bom, começamos o passeio pela City of Caves. Lá descobrimos que Nottingham é praticamente uma cidade construída em cima de um monte de sandstone, uma rocha sedimentar muito fácil de ser escavada, já que é praticamente areia comprimida. O passeio é legal, valeu a pena, apesar de ser meio curto. Os guias ficam caracterizados de acordo com o que estão mostrando e tal. Interessante.

Na Idade Média, essas cavernas eram usadas como curtume. Quem trabalhava lá ganhava cerca de £0,02 por ano. Ah, e também tinha direito a um dia de folga por ano, no Natal:

City of Caves também tem o seu O Aprendiz

Se hoje em dia cortiços são nojentos, imagine naquela época. Os caras usavam cocô (de cavalo, de cachorro, humano, o que eles podiam encontrar na rua) para amaciar o couro. E depois ainda mijavam em cima, mas não lembro qual era o objetivo. Tudo isso fechado dentro de uma caverna:
Digamos apenas que o odor não devia ser dos mais agradáveis por lá.

Depois dessa parte, fomos enviados para o futuro, na época da Segunda Guerra Mundial:
Ficamos num abrigo anti aéreo. Disseram que Nottingham não chegou a sofrer muitos ataques, mas que suas mais de 80 cavernas eram capazes de abrigar cerca de 36,000 pessoas! Em uma única caverna cabiam 9,000 pessoas!

De volta ao passado, na época Vitoriana, descobrimos que as cavernas eram usadas por pessoas pobres que não tinham onde morar. Elas viviam mais ou menos assim:
Tinha té uma placa lá falando que se um homem for pobre, ele pode ir pra Nottingham, arranjar uma pá e dar uma de toupeira e cavar a sua própria caverna, que servirá de lar para ele e sua família:
Resumo da ópera: mesmo na época Vitoriana (séculos XVIII e XIX), as favelas de Nottingham eram de alvenaria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário