quarta-feira, 28 de março de 2007

Axis & Allies

Na última vez em que o Leandro foi pra Londres, ele comprou um jogo de tabuleiro sobre a II Guerra Mundial, chamado Axis & Allies lá no Imperial Museum.

O jogo é MUITO legal. Estratégia mais ou menos no mesmo estilo do war, só que 10 vezes mais legal. Ele é bastante fiel à História, e ao mesmo tempo consegue ser equilibrado. O jogo começa em 1942, um pouco antes da Alemanha fracassar na invasão russa e depois perder a França para os aliados. Enquanto isso, no leste asiático, o Japão já domina quase todas as ilhas do Pacífico e uma boa parte da China e da Indochina. O jogo tem 12 capitais - Washington, Los Angeles, Londres, Calcutá, Leningrado, Moscou, Berlim, Paris, Roma, Tóquio, Manilla e Shangai - sendo as 6 primeiras dos aliados e as outras do eixo. O objetivo é conquistar, mantendo até o fim da rodada, 8, 10 ou 12 capitais, de acordo com o que for combinado pelos participantes antes do jogo começar - são as chamadas minor, major e total victories. O jogo comporta de 2 a 5 participantes. Com dois jogadores, um comanda o eixo, o outro comanda os aliados. Com 3 participantes, um comanda o eixo, outro comanda a Rússia e o último cuida dos EUA e Inglaterra. Com quatro jogadores, fica cada um com um país, exceto o quarto que cuida da Rússia e EUA. Com cinco participantes, obviamente, fica cada um por si. O legal é que não existe vitória individual. Ou o eixo ganha o jogo, ou os aliados ganham. Deve ser divertido jogar em várias pessoas.

O problema é que ao mesmo tempo em que ele é 50 vezes mais difícil de aprender que o war ele é também umas 5 vezes mais demorado. Sim, fora de brincadeira. Hoje pretendemos terminar a nossa segunda partida. A primeira durou 5 dias, totalizando umas 13 horas de jogo. Porém erramos um monte de coisa, já que não existe uma folha de regra mas sim um manual de jogo com umas 30 páginas. Teve um monte de coisa que a gente esqueceu, e outro monte que a gente entendeu errado. Ganhei a primeira jogando com o eixo (Alemanha e Japão), contra o Leandro jogando com os aliados (Rússia, Inglaterra e EUA).

Nesse primeiro jogo, enquanto o Japão tentava sobreviver aos ataques americanos e ingleses, a Alemanha conquistou a Rússia. Na mesma rodada, a Inglaterra libertou a Rússia e na rodada seguinte a Alemanha conquistou a Inglaterra pra não perder mais. Foi o melhor drible da vaca que eu já fiz :) A partir daí foi só administrar o jogo, conquistando a Rússia de novo e esperando o Japão se fortalecer e recuperar as 2 capitais que tinha perdido para a Inglaterra, além da Índia, que foi a Alemanha que conquistou no fim.

Fim do primeiro jogo. Notem a quantidade de Victory Cities controladas pela Alemanha.

A face da derrota (que porra é aquela na TV????)

Hoje queremos terminar a segunda partida porque o tabuleiro fica montado ali na sala, e quarta-feira é dia que a dona Joyce vem aqui fazer limpeza. Além disso a gente começou a jogar na quarta-feira! Não existe a mínima possibilidade de deixar aquela zona na sala pra ela "arrumar". Já estamos jogando essa segunda partida por umas 17 horas. De novo eu com o eixo e o Leandro com os aliados. E mais duas horas nesse jogo ainda vão fácil fácil. Mas é muito legal. Custou caro, mas já valeu todo o dinheiro que foi gasto. Muito bom para quem dispõe de muito tempo livre e nada pra fazer por um longo período de tempo. :)

Neste segundo jogo as estratégias mudaram completamente. O Japão partiu para conquistar toda a Ásia enquanto a Rússia se preocupava em se defender da Alemanha e os Estados Unidos e Inglaterra tentavam encher o saco da Alemanha, que lutava para conquistar toda a África. Agora o Japão já conquistou a Rússia (com uma grande ajuda da Alemanha), invadiu o Alaska e já ocupa todo o território canadense. A Inglaterra possui apenas Londres. Os Estados Unidos, que tem muito dinheiro, vai se armando até os dentes para o momento em que deverá se defender do ataque suicida japonês. Se tudo correr dentro do previsto, o Japão vai poder contar com uma grande ajuda da Alemanha, que já já vai invadir o Brasil para ganhar uma base perto dos EUA. Disso o Leandro ainda não sabe. Ele ainda está na dúvida se toda aquela marinha alemã está se preparando para invadir a Inglaterra ou os EUA.


Parece que tem uma versão do jogo pra PC. Vou ver se encontro depois. Acho que ele fica mais rápido, até porque mais lento não tem jeito.

Update após o fim do jogo (já que eu escrevi esse post ontem no notepad): O Japão conquistou os Estados Unidos da forma Space Ghost: de costa a costa. Ganhei de novo, e dessa vez com uma capital além do necessário! Como a Alemanha conquistou o Brasil, já não existe mais carnaval. Agora a melhor festa do ano no Brasil é a Oktoberfest de Olinda :) No total, 19 horas de jogo durante 7 dias.

3 comentários:

  1. Só posso lhe dizer uma coisa:
    http://spacetug.blogspot.com/2007/03/axis-and-allies.html

    hahahah

    ResponderExcluir
  2. inclusive se você puder verificar quanto sai um desses pra me mandar eu agradeceria, o catan eu fui gentilmente presenteado :D

    ResponderExcluir
  3. HUAHAUHAUAHAUHA!!! Pô véio, agora que eu me liguei que vcs trampam na GLTB, tá ligado que isso é a sigla que sucedeu ao GLS né? Significa Gays Lésbicas Travecos e Bichonas HUAHUAHAUAHUAHAUAHUAHAUAHAUHAUAHHAUAHAUAHUAHAUAHAUHAUHUAHUAHAUAHUAHAUAHUAHAUAHAUHAUAHHAUAHAUAHUAHAUAHAUHAUHUAHUAHAUAHUAHAUAHUAHAUAHAUHAUAHHAUAHAUAHUAHAUAHAUHAUHUAHUAHAUAHUAHAUAHUAHAUAHAUHAUAHHAUAHAUAHUAHAUAHAUHAU...

    Que foda... até peidei de tanto rir..

    ResponderExcluir