quarta-feira, 4 de abril de 2007

Internet

Eu comentei aqui uma ou duas vezes, mas a internet lá no apartamento estava um lixo. Instável pra caramba, às vezes passava quase um dia fora do ar, às vezes ficava fora do ar só alguns minutos e voltava. Até que um dia, umas três semanas atrás, descobri o motivo. Mas vou contar a história desde o começo.

No primeiro dia de Sheffield, já saí procurando alguma rede wi-fi. Apareceram um monte de redes na lista, a maioria parecia ser de redes caseiras, quase todas fechadas. Uma delas (BTVoyager8b-1500 ou qualquer coisa assim), conectou. Tentei acessar o google pra ver se estava tudo certo, apareceu a página de um provedor (ask4internet). Olhei o preço, achei razoável (£15,00/mês), e assinei na hora. Maravilha, em menos de uma hora já tínhamos internet em casa, super rápida. Nas primeiras semanas, nosso único problema era que a antena do laptop do Leandro não conseguia conectar de qualquer lugar, só do meu quarto ou em locais pré-determinados do quarto dele (tipo, em cima da cabeceira da cama dele). Depois de duas semanas sem nenhuma reclamação sequer, percebi que o sinal andava meio inconstante, e que não conseguia mais me conectar da sala. Mas do quarto ainda estava tudo certo.

Mais uma semana se passou e de vez em quando eu conectava na rede mas não conseguia acessar nada. No dia seguinte voltou ao normal. Só que isso começou a ficar muito constante. Numa das vezes em que consegui conectar, entrei no site do provedor procurando algum email pra poder reclamar, mas não tinha nenhum email, só telefones. Li e reli o site inteiro umas três vezes, e comecei a desconfiar de que estávamos "roubando" o access point de alguém, porque no site não falava nada de wi-fi pro West.One. No dia seguinte digitei no google o nome da conexão que estava usando e descobri que quilo era a marca de um router!

Sim, estávamos usando o access point de alguém, mas não estávamos roubando o acesso dele. Isso porque independente disso, também precisávamos nos identificar no provedor, então continuávamos com o nosso login.

Dei uma procurada pela casa, mas não achei nenhum ponto de rede. Como o conector do telefone da British Telecom é meio esquisito, achei que de repente era só o caso de ligar um cabo específico ali e sair usando a internet. Seria perfeito, pois tem um telefone na sala, e outro no meu quarto.

Quando consegui conexão de novo, liguei pelo skype para o suporte da ask4internet, só para ter certeza de que era isso mesmo. Fiquei ouvindo musiquinha uns 5 minutos (e pagando caro por isso), quando finalmente consegui falar com alguém. O cara disse que tinha um ponto de rede em casa sim, que ele mesmo é que tinha visitado os apartamentos do West.One há pouco tempo. Perguntei que cabo eu tinha que usar e ele disse que na administração do condomínio eles tinham cabos sobrando. Perguntei se ele sabia onde ficava o ponto de rede, mas ele disse que não sabia. Imaginei que na administração talvez soubessem.

Só que a partir desse dia surgiu mais uma rede aberta, no mesmo esquema da outra. Como eu procurei mais uma vez por pontos de rede na casa e não achei, acabei desencanando por um tempo disso, porque estava conseguindo acessar a internet. Mas aí na semana retrasada ficou feia a coisa. Três dias seguidos sem internet e eu não conseguia tempo para ir na administração.

Finalmente consegui ir lá. Me entregaram o cabo (cor de rosa - O-I!), mas não sabiam onde ficava o ponto de rede. Cheguei em casa, arregacei as mangas, e decidi que dessa vez iria encontrar aquele maldito ponto de rede. Procurei em todos os lugares da casa. Atrás de armários, atrás do microondas, revirei tudo. E finalmente encontrei. No quarto do Leandro. Atrás da cama dele, na altura do colchão. Porra, isso lá é lugar pra colocar um ponto de rede? E o pior é que o cabo tinha um metro só, então quando eu queria usar a internet, tinha que ir lá no quarto do cara. Como eu só ia ficar mais uma semana por lá, nem me dignei a ir um comprar um cabo maior (até porque já sabia que era caro), e fiquei nessa mesmo.

Se você, algum dia, ficar no West.One em Sheffield, agora já sabe. Conexão super rápida e barata existe. Mas não pense que esse ponto de rede não pode estar nos lugares mais inusitados da casa. E traga seu próprio cabo de rede! :)

PS.: Está fazendo um pôr do sol animal agora. Saquei a câmera e tirei uma foto. Tem dois japas (coreanos, chineses, é tudo a mesma coisa :p) perto de mim, um deles fez a mesma coisa. Guardei a minha câmera e quando vi, tinham mais 3 ou 4 tirando fotos também. É isso aí, o Brasil sempre saindo na frente! (aham!)

PS2.: Provavelmente a minha foto saiu uma merda, mas nem dá nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário